top of page

Blog

icone-menu-tracos-bc-2.png

O Design está em todos os lugares



Você sabe o que é design? Talvez, ao tentar responder essa pergunta, você esteja pensando em projetos e produtos super diferenciados, afinal de contas, nunca se falou tanto em design como nos dias atuais. Mas, diferente do que muitas pessoas pensam, o design está em todos os lugares, até nas ações mais simples do cotidiano.


Desde que acordamos recebemos centenas de informações, que foram pensadas para comunicar algo, mas que nem sempre conseguimos identificá-las como design. Quer ver?


O celular é um dos maiores exemplos, da caixa aos aplicativos, tudo tem design! As informações são pensadas por um time de múltiplos profissionais, onde tudo é estudado para estar no local certo, trazendo segurança, facilitando o uso, proporcionando uma leitura agradável e destacando as informações mais importantes.


No trânsito e no transporte público, podemos destacar as placas de sinalização e a importância de serem claras e precisas na informação, com um visual clean e assertivo. Caso contrário, no lugar de informar um caminho ou direção correta, elas só irão confundir o usuário.


Isso sem falar das embalagens que consumimos todos os dias, do leite, café, suco e até do saquinho de pão, tudo pensado utilizando técnicas de design para comunicar ideias e conceitos de uma forma criativa e funcional.


Mas então, o que é design?


O conceito de design é muito amplo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Design representa todo o processo da criação de produtos e serviços que vêm para solucionar problemas, agregar valor, encantar e oferecer a melhor experiência possível ao cliente.


Design é pensar de uma forma diferente, trazer novos conceitos e ideias, e para isso o profissional de design (designer) se dedica à pesquisas e estudos, conhecendo bem o seu público alvo, pensando nas suas características e gostos. Mas, além de pensar na necessidade do cliente, ou seja, em qual solução aquele design vai agregar para o consumidor, o design também precisa pensar na parte comercial e como será sua aceitação no mercado, por isso, o profissional de design também analisa a praticabilidade dos materiais que serão utilizados, incluindo aspectos funcionais e estéticos.


Design x Designer


De uma maneira bem simplificada, Design é a profissão e Designer é o profissional que exerce a profissão, prevendo e planejando a criação de objetos, sistemas interativos, publicidade e buscando atender a uma necessidade ou um problema.


O designer atua em várias frentes, mas nada melhor para entender, do que com um exemplo. Não é mesmo?


Vamos imaginar que você comprou um novo computador. Agora, com o produto em mãos, você consegue identificar quais áreas de design trabalharam para que ele chegasse até você?


O seu primeiro contato com o produto foi através da caixa, desenvolvida por um designer gráfico para passar segurança, modernidade e trazer as informações mais importantes.


O computador em si, seu formato, tamanho da tela e teclado foram criados por um designer de produto.


Já a interface, com a disposição dos ícones na tela, tamanho, cores e toda a parte de usabilidade foi pensada pelo o UX.


Na parte comercial, os designers pensaram em como o produto estaria exposto nas lojas, para que ele chamasse a atenção do cliente, e para o lançamento da campanha, foi necessário alinhar o projeto com o branding da empresa, além de desenvolver peças de comunicação para pdv (pontos de vendas), mídias on e off line, atingindo assim um maior número de pessoas.


Então, da próxima vez em que ver um design, seja um logotipo, uma embalagem, placas de sinalização ou até mesmo um outdoor, não olhe apenas pelo lado estético, mas procure identificar o seu propósito e qual a mensagem aquela criação está passando, afinal, o design está em todos os lugares!


Vamos conversar

Agência Landini

55 11 98905-6399

bottom of page